A vereadora Erika Hilton (Psol-SP) será a primeira pessoa transexual entrevistada pelo Roda Viva, da TV Cultura, principal programa do gênero no País.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A atração vai ao ar próxima segunda-feira 1º.
A psolista recebeu 50.477 votos, o que a tornou a sexta mais votada para a Câmara Municipal de São Paulo em 2020 e a mulher mais votada também. Ela é a primeira vereadora transexual eleita na maior cidade brasileira.
Pelo feito, Erika figurou na 9ª colocação dentre os 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2020 - ranking anual realizado pela Rede Guiya, que publica este site.
Poucos dias após início de seu mandato, a vereadora divulgou que processará 50 pessoas que teriam feito ameaças racistas e transfóbicas contra ela nas redes sociais.
Originalmente, a próxima edição do Roda Viva entrevistaria o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que cancelou participação na quinta-feira 28.
O programa comandado pela jornalista Vera Magalhães resolveu, então, antecipar a entrevista com Erika que ocorreria mais adiante.
O colunista Fefito, do UOL, lembra que a cartunista transexual Laerte Coutinho já foi o centro do debate no programa em 2012. À época, no entanto, ela se identifcava como crossdresser (homem que gosta de se vestir de mulher).