Moonlight: Sob a Luz do Luar venceu como melhor filme de drama no Globo de Ouro 2017, cuja cerimônia ocorreu na noite do domingo 8 em Los Angeles, Estados Unidos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O filme tinha ao todo seis indicações e venceu apenas com esta, justamente uma das mais importantes da premiação. Dirigido por Barry Jenkins, o longa conta, em três fases, a história de um homem e sua luta para sobreviver às drogas, à mãe abusiva e lidar com sua homossexualidade.
Mais
>>> QUIZ: O que você sabe sobre os LGBT no Globo de Ouro? Faça o teste!
Mahershala Ali, o franco-favorito a levar melhor ator coadjuvante pelo filme foi surpreendido por Aaron Taylor-Johnson, uma das vitórias inesperadas da noite. O bonitão venceu por Animais Noturnos, segundo longa do estilista Tom Ford. Neste momento, tivemos de ouvir as falas venenosas e recalcadas de Rubens Ewald Filho, que comentou a transmissão pelo canal a cabo TNT, e, como de costume, comportou-se como uma pessoa amarga e como se fosse o único no mundo a entender verdadeiramente de cinema. Lamentável.
Voltando aos prêmios, a atriz abertamene lésbica Sarah Paulson foi ovacionada ao vencer a estatueta de melhor intérprete de telefilme ou minissérie por American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson. Ao contrário do que aconteceu no Emmy, quando ela ganhou nesta mesma categoria, Sarah não agradeceu à namorada, a atriz Holland Taylor.
Houve, entretanto, dois agradecimentos homossexuais na noite. Foram eles o de Nina Jacobson, que recebeu o prêmio de melhor minissérie ou telefilme para American Crime Storye lembrou-se da esposa e dos filhos e o de Stephen Daldry (conhecido pelas direções dos filmes Billy Elliot e As Horas), que agradeceu ao marido com quem está há 28 anos ao levar o troféu de melhor série de drama por The Crown.
No mais, a noite de foi de La La Land: Cantando Estações, que quebrou um recorde vencendo em sete categorias - todas as que concorria -, incluindo melhor filme de comédia/musical, ator de comédia/musical (Ryan Gosling) e atriz de comédia/musical (Emma Stone). Uma boa surpresa foi a vitória de Isabelle Hupert como melhor atriz de drama (por Elle).
Os dois melhores momentos da noite foram a entrega do troféu de animação com a apresentação hilária de Kristen Wiig e Steve Carell e o discurso de agradecimento de Meryl Streep, homenageada com o Prêmio Cecil B. DeMille. A atriz se lembrou de atores estrangeiros presentes no local, a importância da imprensa para divulgar os fatos e falou como é perigoso ter elegido um homem (Donald Trump) que se vale de bullying e discriminação. "Desrespeito convida a mais desrepeito, violência incita violência", disse Meryl, ovacionada pela plateia.
Confira todos os vencedores:
Cinema
Melhor drama: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor ator em drama: Casey Affleck por Manchester à Beira-Mar
Melhor atriz em drama: Isabelle Hupper por Elle
Melhor comédia/musical: La La Land: Cantando Estações
Melhor ator em comédia/musical: Ryan Gosling por La La Land: Cantando Estações
Melhor atriz em comédia/musical: Emma Stone por La La Land: Cantando Estações
Melhor ator coadjuvante: Aaron Taylor-Johnson por Animais Noturnos
Melhor atriz coadjuvante: Viola Davis por Cercas
Melhor diretor: Damien Chazelle por La La Land: Cantando Estações
Melhor roteiro: Damien Chazelle por La La Land: Cantando Estações
Melhor filme estrangeiro: Elle
Melhor animação: Zootopia
Melhor trilha sonora: La La Land: Cantando Estações
Melhor canção original: City of Stars por La La Land: Cantando Estações
TV
Melhor drama: The Crown
Melhor ator em drama: Billy Bob Thornton por Goliath
Melhor atriz em drama:Claire Foy por The Crown
Melhor comédia: Atlanta
Melhor ator em comédia: Donald Glover por Atlanta
Melhor atriz em comédia: Tracee Ellis Ross por Black-ish
Melhor telefilme ou minissérie: American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson
Melhor ator em telefilme ou minissérie: Tom Hiddleston por The Night Manager
Melhor atriz em telefilme ou minissérie: Sarah Paulson por American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson
Melhor ator coadjuvante em série, telefilme ou minissérie: Hugh Laurie por The Night Manager
Melhor atriz coadjuvante em série, telefilme ou minissérie:Olivia Colman por The Night Manager