A história de um diplomata condecorado em vida e depois condenado à morte é o tema de As Duas Mortes de Roger Casement que estreia na próxima quarta-feira 3 em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A peça mescla documentário e musical e é contada em dois atos. No primeiro, conhecemos a luta do irlândes Roger Casement contra o abuso de negros e índios e suas estadias como cônsul no Brasil e na África.
Considerado um dos precursores na defesa dos direitos humanos, Casement foi condecorado com o título de Sir pela Ordem do Império Britânico.
Já no segundo ato, o espetáculo foca nos "Diários Negros", escritos do diplomata que revelam sua homossexualidade e envolvimento com pedofilia.
Foram esses diários - que tiveram sua autenticidade contestada - que o levaram à morte. Ser gay naquela época era crime no Reino Unido e Casement foi executado aos 51 anos em 1916.
Escrita e dirigida por Domingos Nunez, a peça quer mostrar aos brasileiros o legado de Casement, além de popularizar e disseminar o teatro irlandês no País.
As Duas Mortes de Roger Casement fica em cartaz até 30 de maio às quartas e quintas-feiras no Viga Espaço Cênico. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.