Um dos nomes mais conhecidos da cena de salão de baile nos anos 1980, Jose Gutierrez Xtravaganza está no Brasil.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O bailarino faz performance nesta sexta no Club Jerome e fará parte do júri na Batalha de Vogue organizada pelo estilista Dudu Bertholini, neste sábado 25 no Club Yacht.
Gutierrez foi o responsável pela criação da coreografia do clipe Vogue, de Madonna, um dos mais icônicos da história da música pop, e também participou da turnê Blond Ambition, da cantora, em 1990.
Bailarino de formação, ele freqüentava as casas de baile underground de Nova York quando chamou a atenção de Angie Xtravaganza, da House of Xtravaganza. Ela o convidou para fazer parte do grupo de artistas da casa.
Fundada em 1982, a House of Xtravaganza é uma referência na dança de salão e cultura LGBT pelo mundo todo. Atualmente, ele pode ser visto no documentário Strike a Pose, na Netflix, que mostra como era a vida dos bailarinos durante a turnê Blond Ambition.
E como Gutierrez vê novas gerações repetindo os mesmos movimentos que ele criou 30 anos atrás? "Bem, agora que estou ciente do que fiz. Porque, sinceramente, eu não sabia, naquela época, que iria criar algo que seria tão impactante nos anos seguintes", contou Gutierrez, em entrevista exclusiva ao Guia Gay São Paulo.
"Então, primeiro eu estou surpreso com isso e quão jovem eu era quando eu fiz isso. Ver esta geração fazendo isso com a mesma idade com a qual eu criei uma incrível obra de arte é impressionante para mim", disse.
"Alguns dançarinos trabalham a vida toda para conseguir isso e nunca conseguem. São coreógrafos e bailarinos que sonham em fazer um trabalho que será para sempre lembrado. E eu fiz isso. É uma benção. Fico feliz em vê-los dançando uma dança ou peça que coreografei. Estou honrado."
Sobre as diferenças daquela época para hoje, o artista responde: "O que é diferente hoje é que temos a internet agora e todo mundo é famoso, todo mundo é uma estrela. Naquela época, você tinha que provar as coisas pessoalmente. Agora você pode colocar nas redes sociais. "
"O mesmo é o modo como as gerações pensam que inventaram algo ou são as primeiras a fazer as coisas. Já vi três gerações fazerem a mesma coisa que as outras já fizeram. Nenhuma originalidade em relação aos dias de hoje. Nenhuma criatividade. Muita clonagem. Outra maneira de dizer as coisas que são as mesmas."
Sobre a rainha do pop, com quem conviveu por meses a fio, Gutierrez é breve, mas profundo. "O que mais me lembro sobre viver com Madonna naqueles anos era o quanto ela me amava."
Mais informações sobre as festas você tem em nossa Agenda.