Romance gay e homofobia são dois dos temas que perpassam Somos Tão Jovens, espetáculo que reestreia em São Paulo neste sábado 6.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Escrita por Vinícius de Oliveira e dirigida por Ricardo Grasson, a peça entremeia a vida de seis jovens, que passam por conflitos, angústias e descobertas.
O espetáculo Garotos, de Leandro Goulart, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, e o livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, serviram de inspiração a Oliveira, assim como a canção Tempo Perdido, um clássico da música brasileira e uma das melhores traduções da juventude, gravado pela Legião Urbana.
"Na criação da dramaturgia, essas obras funcionaram como impulsionamento e uma forma de costurar a trama que estava sendo criada", conta o autor.
"Histórias que aconteceram comigo e com pessoas próximas também serviram como propulsores. É um espetáculo que cativa jovens que vivem essas cenas no dia a dia, e até de pessoas mais velhas, que passaram por esses momentos em algum ponto da vida", explica Oliveira.
Para Grasson, a montagem conversa muito bem com os dias atuais, aposta na simplicidade e na mensagem direta para o jovem. "A peça aborda temas que não são muito falados em casa; o teatro tem essa característica de mostrar a vida como ela é, ativa questionamentos sobre o mundo. Não importa se é um clássico ou contemporâneo, o bom do teatro é falar do ser humano e todas as camadas que o envolvem."
Cenário e figurinos colocam os personagens inseridos no cotidiano como um apartamento, um bar, elementos de uma grande metrópole que poderia ser em qualquer lugar do mundo.
"Todos esses recursos cênicos ajudam a exibir o cotidiano desses personagens e de todas as tramas dessa juventude", afirma o diretor. "É uma forma de transportar o mundo para o palco e proporciona a empatia direta e rápida do público."
"Durante o processo, houve um diálogo com os atores em todos os aspectos, uma maneira de alimentar o trabalho da direção e atuação, os dois lados caminharam bem para trazer um novo frescor", diz.
Somos Tão Jovens faz temporada aos sábados e domingos no Teatro Augusta até 4 de novembro. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.