Lá se vão 17 anos desde que Madonna lançou Die Another Day, clipe em que a cantora luta contra ela mesma, repleto de efeitos visuais e considerado por muitos como seu último grande vídeo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para quem passou a acompanhar a artista cedo, acostumou-se com vídeos icônicos, ousados e muito elaborados nos anos 1980 e principalmente nos 1990.
Se não criou o videoclipe, Madonna é, com certeza, a maior responsável, junto com Michael Jackson, pela popularização deste veiculo da música.
Nenhuma outra cantora tem tantos clipes memoráveis quanto ela. De Like a Prayer a Frozen, de Vogue a What It Feels Like for a Girl, de Justify My Love a Ray of Light, são tantas obras-primas que os fãs acostumaram-se mal.
Mas eis que a Madonna dos grandes vídeos está de volta. Nesta-sexta-feira 7, ela lançou Dark Ballet, quinta faixa do novo álbum, Madame X, divulgada até agora.
O clipe é sombrio. No centro está a rapper transexual e soropositiva Mykki Blanco. A fala de Joana D'Arc no começo já prenuncia o sofrimento, mas também a sublimidade que está por vir.
Os símbolos católicos, que ajudaram a moldar a carreira e o desafio artístico de Madonna, estão presentes e ajudam a refletir sobre como o mal pode vir do bem.
Dark Ballet é o último single e clipe lançados antes de Madame X ser divulgado na íntegra no próximo dia 14. A maioria dos críticos que ouviu o álbum deu notas boas ou ótimas. A conferir.
Por enquanto, fiquemos com esse corajoso videoclipe: