A primeira cena com uma artista transexual na novela A Força do Querer mostrará um exemplo claro de transfobia.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No folhetim, Eurico (Humberto Martins) atravessará a rua sem olhar e quase será atropelado por Elis Miranda (Jane di Castro). Ele vai gritar: "Só podia ser mulher" e dará um soco no carro. Com voz masculina, Elis responderá: "Bate de novo, bate?". E o empresário, então, comentará: "Que aberração é essa?".
A trama de Glória Perez já tem um personagem LGBT na história, Ivana, mas que é interpretada por uma atriz cisgênero, Carol Duarte. No decorrer da novela, ela se descobrirá um homem transexual e passará por uma transformação física.
Jane, uma das transexuais mais reconhecidas dos palcos cariocas, não terá apenas esta cena. Ela será importante para a história, pois em breve aparecerá Nonato (Silvero Pereira), motorista de Eurico, que sonha em ser transformista.
Nonato deseja fazer shows como Elis, que é uma homenagem às cantoras Elis Regina e Carmem Miranda. O motorista, ao contrário de Ivana, não tem conflito com sua identidade de gênero. Ele é um homossexual que gosta de se travestir, um ator transformista, e sofrerá com a homofobia do patrão.
"Minha geração abriu caminho, apanhou nas ruas", disse Jane ao Notícias da TV. "Vamos falar do preconceito que os trans sofrem em uma novela. Isso é um evento para as transexuais e um debate importantíssimo." A primeira cena da artista vai ao ar no dia 3.