"Uma nova idade das trevas" é a manchete da edição desta semana da revista Veja, mais tradicional e principal semanário do Brasil.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Na capa, a publicação estampa o beijo gay presente na HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças com o carimbo "censurado".
A reportagem coloca o episódio em meio à crença de que a Terra é plana, à guerra contra vacinas e a ataques à democracia e tenta entender por qual razão a "ignorância vem ganhando terreno no Brasil e no mundo".
A Veja repete o posicionamento da Folha de S.Paulo, jornal mais influente do País, que também estampou a mesma cena na capa, uma semana atrás.
Na quinta-feira 5, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) anunciou que retiraria todas as edições da HQ da Bienal do Livro, fazendo alusão que a cena feria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A organização da Bienal se negou a deixar que a obra fosse recolhida. Crivella entrou na Justiça no dia seguinte e perdeu. Recorreu e teve liminar a seu favor pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
No entando, no domingo 8, o caso já estava no Supremo Tribunal Federal (STF), e seu presidente, Dias Toffoli, derrubou a liminar do Rio de Janeiro proibindo que desse a censura no evento.
"De fato, a democracia somente se firma e progride em um ambiente em que diferentes convicções e visões de mundo possam ser expostas, defendidas e confrontadas, umas com as outras, em um debate rico, plural e resolutivo", afirmou Toffoli.