A Suécia deve ter a primeira arena esportiva com certificação LGBT do mundo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O Studenternas Stadium, em Uppsala, cerca de uma hora ao norte da capital Estocolmo, será remodelado.
Banheiros e vestiários serão remodelados para que seja acessível a todos os gêneros - incluindo instalações de gênero neutro.
"O município de Uppsala pretende ser aberto e inclusivo, onde todos têm os mesmos direitos e possibilidades", disse Danne Eriksson, diretor de marketing de esporte e lazer do município, ao site The Local.
Ele disse que a certificação do estádio era "uma parte do trabalho mais amplo" sendo realizada em Uppsala para se tornar mais amigável para LGBT, depois que um plano detalhado na área foi elaborado pela prefeitura em 2017.
Os objetivos de introduzir a certificação LGBT no estádio são "aumentar o sentimento de pertencimento, conforto e segurança", bem como "melhorar o conhecimento e a compreensão das pessoas LGBT e igualdade" dentro do município, acrescentou Eriksson.
A certificação será válida por dois anos. Após este período, as autoridades terão que solicitar uma renovação, o que significa que todos os funcionários, bem como as empresas que usam o estádio devem realizar treinamento em questões LGBT.
O estádio recebe grandes torneios esportivos e shows e deve ser reaberto em 2020.