Elas são os maiores atos de direitos humanos do Brasil, uma das nações do mundo que mais as organiza. São realizadas de Norte a Sul em todos os Estados brasileiros. Muitas prefeituras e algumas governadorias as apóiam. Mas quantos chefes de Estado no País foram a uma parada do orgulho LGBT em 2019?
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Nossa reportagem fez levantamento e tem a resposta: apenas uma! A governadora Fátima Bezerra, que administra o Rio Grande do Norte. A petista é a única líder mulher de um Estado no Brasil. Dois mil e dezenove foi ano da primeira gestão de Fátima.
A 21ª edição da marcha da capital potiguar foi realizada em 27 de outubro. A parada de Natal é uma das mais antigas do Brasil e filiada à Interpride, rede mundial de marchas.
Fátima participou da marcha, apoiou o evento com infraestrutura e segurança, tirou fotos com participantes e fez declaração pró-LGBT.
“O que a comunidade LGBTI+ quer é respeito e que os direitos dela sejam assegurados. E, enquanto Governo do Estado, é nosso dever, cumprindo a Constituição, trabalhar por uma cultura de paz, em prol da cidadania e da dignidade para todas e todos.”