O Estado de São Paulo não se contenta com pouco. À marca de sua capital realizar a maior parada do orgulho LGBT do mundo, agora se soma outra igualmente superior.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A unidade da Federação que mais realiza marchas arco-íris no Brasil é a paulista. Foram ao menos 54 em 2019. O segundo lugar ficou com a Bahia, com 52.
O ranking de unidades da Federação continua com o Rio de Janeiro, com 33 paradas, o Pará, com 24, e Rio Grande do Sul, com 19.
Os dados vêm de levantamento realizado pela Rede Guiya, reponsável pela edição do Guia Gay São Paulo e outros quatro guias. A coordenação da lista é do ativista, jornalista e sócio-proprietário da Rede Guiya Welton Trindade.
O número é feito de orgulho nas ruas de cidades com diversos tamanhos e regiões do Estado. Além da marcha paulistana, há por exemplo, as de Campinas, Franco da Rocha, Itu, Peruíbe, Santo André, Iguape e Jaboticabal.
O levantamento mapeou 297 paradas realizadas no Brasil no ano passado. Trindade explica que o certo é falar ao menos 297 marchas já que podem ter sido realizadas algumas que não foram listadas.
Na ponta oposta, com apenas uma marcha, estão Tocantins, Roraima, Paraíba, Mato Grosso, Amapá e Acre.