No próximo dia 28, São Paulo vai escolher o seu próximo governador. Dois candidatos estão no segundo turno e você sabe quais os planos específicos que eles têm para a comunidade LGBT?
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No primeiro turno, o Guia Gay São Paulo analisou os programas de governo registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de todos os candidatos.
Agora, com apenas João Doria (PSDB) e Marcio França (PSB) no páreo, é hora de relembrarmos quais ações cada um deles projeta para a comunidade LGBT. Confira:
João Doria (PSDB)
Nenhuma. O candidato - que apoia abertamente Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República - não cita LGBT em seu programa de governo.
O mais próximo disso é o item "Economia criativa", no qual pesedebista fala de dar "um olhar especial às minorias, afrodescendentes, jovens e mulheres", sem fazer menção direta à comunidade.
Marcio França (PSB)
O candidato fala de LGBT duas vezes em programa de governo. No capítulo "Desenvolvimento social", a comunidade é citada no subitem 9 do item "F - Assistência social e cidadania":
"Ampliar as ações destinadas a concretizar os direitos, a igualdade e a dignidade das mulheres, da população negra e indígena e da população LGBTI+."
No mesmo capítulo, ainda há item voltado inteiramente para os cidadãos arco-íris chamado "LGBTI+":
"A Constituição de 1988 prega a liberdade e a igualdade de todos os brasileiros e de todas as brasileiras, sem distinção de qualquer natureza. Não se pode permitir que os direitos e a dignidade das minorias sexuais sejam violados em nome do preconceito. O direito de vivenciar a sexualidade e o direito às oportunidades devem ser garantidos a todos, indistintamente."