Ativista LGBT mais reconhecida no Equador, a transexual Diane Rodríguez anunciou que seu marido, Zack Elías, um homem trans, está grávido.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"Zack está grávido de mim. Ele será o papai e eu a mamãe de uma menina. Estamos felizes", escreveu a ativista em suas redes sociais.
Zack será o primeiro homem trans nascido no país a dar à luz.
Para anunciar o sexo do bebê, Diane e Zack elaboraram algo inusual: uma partida de futebol com amigos e familiares.
Eventos desse tipo, chamados de "chá de revelação", são considerado transfóbicos por passar a ideia de que genitália define gênero.
No perfil de Diane também houve questionamentos. Ela respondeu que a ideia foi do marido e que a criança crescerá com duas visões para que possa enfrentar de forma "convergente" o tema.
A outro seguidor que perguntou se ela achava este evento de "revelação de sexo" transfóbico, a ativista respondeu que gênero e sexo são coisas diferentes e que abordará o assunto em uma live no domingo 30.
Diane é presidente da marcha LGBT de Guaiaquil, a maior cidade do Equador, e da Câmara de Comércio LGBT do Equador, é codiretora regional da Interpride (rede mundial de paradas do orgulho) para a América do Sul e em 2017 foi a primeira transgênero eleita como parlamentar federal do país. Seu mandato já terminou.
Essa será a segunda vez que Diane será mãe. Em relacionamento anterior, seu namorado, também homem trans, teve um filho. Ambos vivem na Venezuela, longe da ativista.