Pedro Bial pediu desculpas por ter usado artigo masculino para se referir a travestis em seu programa.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Em seu perfil no Instagram, o jornalista disse que se penitencia pelo "uso infeliz de um artigo" e lembrou que é apoiador da luta trans.
"Não é nem pela reação na internet que venho aqui hoje me penitenciar pelo mau uso, pelo uso infeliz de um artigo, da forma descuidada que eu me referi às travestis. É pela minha consciência, consciência de alguém que eu não preciso fazer um levantamente histórico, mas de alguém que tem uma história de contribuição para a causa trans. Lamento demais ter ofendido quem quer que seja, isso jamais foi minha intenção", disse, em vídeo.
No Conversa com Bial, na quinta-feira 20, o apresentador relembrou episódio com o ex-atleta Ronaldo Fenônemo, que parou nas manchetes após ter se negado a pagar pelo programa com algumas travestis, em um hotel no Rio de Janeiro, em 2008.
"Dez anos depois, você quer falar, me explicar o que aconteceu na história com os três travestis?", questionou Bial.
"É uma coisa que me incomoda. Só fiz mal a mim mesmo", respondeu Ronaldo. "Foi um momento muito difícil, com certeza ligado ao álcool também", continou o ex-atleta, que disse que precisaria ter tido sua terapeuta do lado à época.
A entrevista foi criticada também pela forma como o tema foi colocado, entre risos.
No vídeo de arrependimento, Bial também diz: "Alguns poderiam até achar desproporcional a reação, a violência das manifestações na internet, mas acho que [não foi] violento não. Violenta é a vida dura, terrível das pessoas trans maltratadas. É uma tragédia que o Brasil tem que enfrentar. Então estou aqui para dizer, em primeiro lugar, que contem comigo, sempre, para o bem, para a construção, para a mudança desse estado de coisas."