Aliando ativismo e humor e reconhecida principalmente na Zona Leste da capital, Xênia Star Drag é candidata a deputada estadual por São Paulo pelo PV.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A drag é uma personagem do ator Régis Machado. Abertamente gay e nascido em Carmo do Rio Claro (MG), ele criou Xênia aos 12 anos de idade ao participar de espetáculos em Poços de Caldas, como As Beatase A Vida É uma Festa.
Em 2002 veio para São Paulo e como militante LGBT, ajudou a criar a criar paradas LGBT no interior do Estado, tais como as de Itapetininga e Sorocaba.
Morador de Artur Alvim e deficiente - ele tem mobilidade reduzida por ter uma perna menor que a outra - Régis, hoje com 31 anos, além dos shows, também trabalha com telemarketing.
Veja a seguir entrevista de Xênia ao Guia Gay São Paulo dentro da série que realizamos com candidaturas LGBT.
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que São Paulo avance nesta questão?
Lutar por mais políticas públicas que acolham a população LGBTI e suas famílias, assim como aqueles que são rejeitados por elas, além do combate ao suícidio de LGBTI.
Quais são seus projetos para a população paulista em geral?
Na arte, lutar por mais espaços públicos que acolham artistas e suas obras e mais recursos para a cultura. Por mais acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Um Estado mais inclusivo é um Estado no qual a PCD nem perceba que é diferente, muito menos sinta-se incapacitada por sua deficiência.
Também vou trabalhar por mais direitos aos operadores de telemarketing para que não sofram tantas agressões em seu dia-a-dia, sendo explorados com baixos salários.
Votar em você é ajudar e eleger pessoas do seu partido e sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromissos deles com a cidadania LGBT?
A maioria da coligação é pró-LGBT. Coligação é uma via de duas mãos, pois também votos conservadores podem ajudar a eleger LGBT. Assim como também é ruim partidos que não se coligam e enchem a chapa de LGBT para somar votos para o partido e não eleger nenhum de nós, usando nosso voto.
Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.