A maior parada do orgulho LGBT do mundo vai às ruas em 2020 para tratar da importância da democracia e dos riscos que ela correria atualmente no Brasil. Essa foi a decisão da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) em reunião na quinta 9.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
E não só! De forma inédita, a entidade determinou com um ano e meio de antecedência o foco de uma parada. O evento de 2021 tratará da questão de HIV/Aids, quando vão se completar 40 anos desde a descoberta do vírus.
Defensores argumentaraam que morrem mais GBT masculinos por conta da aids do que por causa da violência, por isso a necessidade de haver tal debate.
Os dois temas disputavam os votos das pessoas filiadas à associação para ser a bandeira debatida na marcha e nos eventos a ela relacionados. O assunto democracia foi o vencedor da escolha. Entretanto, optou-se não excluir a temática sobre a epidemia de HIV e, ao mesmo tempo, colocá-la para 2021.
Nota divulgada pela associação fundamenta a razão para falar de democracia em 2020: "todo o cenário político e social com o desmonte nas áreas de saúde, na educação e na cultura, que não só atinge a comunidade LGBT, e sim toda a sociedade."