A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo agora faz parte da Interpride, associação global de festivais e marchas arco-íris presente nos cinco continentes.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Com essa soma, o evento paulistano passa a integrar a rede mundial de paradas, e a associação internacional amplia o número de marchas filiadas na América do Sul.
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é, juntamente com a Parada Livre de Porto Alegre, a segunda do gênero mais antiga do Brasil (a primeira é a do Rio de Janeiro), e a maior do mundo, com cerca de 3 milhões de participantes.
A marcha é organizada pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOLGBT).
A Interpride tem como principais objetivos fortalecer a troca de experiências dentre as paradas no mundo e lutar pelo direito de o ativismo LGBT organizar manifestações.
Em muitos países, paradas do orgulho e até organizações LGBT são proibidas.
Dentre as paradas integrantes da Interpride estão as de Roma, Nova York, Las Vegas, Londres, Madri, Oslo e Toronto.
A organização também é responsável pela World Pride, a parada mundial LGBT. Em 2019, o evento será realizado em New York. Em 2021, em Copenhagen.
Para o diretor da Interpride na América do Sul e CEO da Rede Guiya, Welton Trindade, ter agora a parada de SP na associação é um marco.
"Uma grande honra para todos nós da Interpride ter agora a maior parada do mundo e referência no Brasil como filiada. O trabalho na América Latina para a união dentre paradas também vai ganhar. Temos muito a trocar em conhecimento e formas de trabalho pela visibilidade do segmento."