O modelo transexual Sam Porto, de 25 anos, protestou durante o desfile da Cavalera, na São Paulo Fashion Week, na quarta-feira 16.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Na passarela, Sam abriu a camisa para mostrar as cicatrizes da cirurgia de retirada das mamas e exibiu a frase "Respeito trans" no abdômen.
Modelo há dois anos e natural de Brasília, Sam passou a viver em São Paulo desde que passou a integrar o casting da agência Rock MGT.
"Queria ser apresentado pelo meu booker como homem transgênero. Se não fosse assim, eu não entraria", contou ele, ao UOL, sobre sua única exigência.
O modelo revelou que seus pais tentaram vesti-lo com roupas femininas, mas à medida em que foi crescendo, passou a ter sua escolha respeitada.
"Falo que sou privilegiado porque meus pais me apoiam, tenho uma boa 'passabilidade'. Por isso respeito quem não quer bater no peito em relação a isso."
Na 48ª edição do evento, que foi realizada até a sexta-feira 18, em São Paulo, Sam foi o modelo recordista em desfiles: ele subiu na passarela do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, nove vezes.