Sim, é o continente do mundo em que o arco-iris LGBT mais reluz, entretanto há brilhos maiores ao lado de cores pálidas. A conclusão é feita em números pelo maior levantamento a esse respeito sobre os 49 países da Europa.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Estudo recém-divulgado e com foco no segmento, o Rainbow Europe mostra que apenas 17 nações do continente conseguem pontuação igual ou superior a 50 dentre os 100 possíveis.
Esse cenário mostra que em 65% das nacionalidades mais faltam direitos e políticas públicas pró-diversidade do que garantias. Itália, Grécia e Suíça estão nesse grupo.
O topo do estudo como país com mais direitos para LGBT foi dado a Malta, que teve 81,9 pontos. A segunda posição ficou com a Bélgica (73,24 pontos).
Na sequência, vêm Luxemburgo (72,95 pontos), Dinamarca (67,86 pontos), Noruega (67,77 pontos) e Espanha (66,82 pontos).
No extremo oposto, estão Azerbaijão em último lugar (2,33 pontos). Daí para cima estão imediatamente Turquia (3,83), Armênia (7,49 pontos) e Rússia (10,20 pontos).
O estudo é feito com base em cerca de 60 direitos e políticas públicas em seis áreas: Igualdade e Não-discriminação, Família, Crimes e Discurso de ódio, Reconhecimento de Identidade de Gênero e Integridade do Corpo, Espaço da Sociedade Civil e Asilo.