O ator Jussie Smollett recebeu 16 acusações da Corte do Condado de County, onde fica Chicago, nos Estados Unidos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Smollett, conhecido pela série Empire e gay assumido, foi originalmente acusado de conduta desordenada após registrar uma falsa denúncia à polícia.
O ator inventou à polícia que na madrugada de 29 de janeiro havia sido atacado por dois homens em um suposto crime de ódio. Na verdade, Smollett contratou os rapazes para que batessem nele a fim de gerar comoção e ganhar mais destaque e maior salário na série.
A Justiça desmembrou as acusações em dois grupos. O primeiro grupo de denúncias contra ele diz respeito ao seu primeiro depoimento, no qual ele diz ter sofrido um ataque com ofensas racistas e homofóbicas. Ele contou que os homens colocaram uma corda em seu pescoço, bateram em suas mãos e derramaram uma substância química nele.
O segundo conjunto de acusações refere-se à segunda vez em que Smollett conversou com a polícia. Nesta ocasião, alegou que os supostos agressores o atacaram por trás, ele caiu no chão e eles o chutaram. Nesta ocasição, o ator disse que um dos homens era branco. Os dois são irmãos, nigerianos e negros.
Em 21 de fevereiro, Smollett foi levado sob custódia e pagou 100 mil dólares (cerca de R$ 370 mil) de fiança. Ele alegou ser inocente, aguarda em liberdade o julgamento e pode pegar até três anos de prisão.