As cerca de 70 paradas do orgulho LGBT que existem no Estado de São Paulo trabalham para usar tema único em 2024.
Nesta quinta 28, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, responsável pela maior marcha arco-íris da capital, divulgou a sistemática que levará à definição do foco das caminhadas no próximo ano.
"Em janeiro de 2024, do dia 22 ao dia 24, promoveremos as Reuniões do "Fórum Que Parada Nós Queremos?", com o propósito de eleger um tema unificado", informa comunicado da entidade.
No primeiro dia, serão ouvidos ONGs, coletivos, entidades, ativistas LGBT+ do Estado de SP e pessoas associadas ao coletivo paulistano. Nos outros dois dias, será a vez de organizadores de paradas das demais cidades se manifestarem.
O tema será base para que a agência de comunicação da parada da capital defina um slogan.
A decisão de unificar o lema veio do IV Encontro de Organizações de Paradas LGBT+ do Estado de São Paulo, realizado neste mês.
Não haverá obrigatoriedade de adoção. Trata-se de proposta de uso coletivo.
Ainda por nota, a ONG paulistana defendeu a soma em torno da mesma bandeira.
"Acreditamos que, ao unirmos nossas vozes e esforços, conseguiremos criar paradas mais poderosas e representativas, ressaltando o papel fundamental que desempenhamos na promoção da igualdade e no combate à discriminação."
A força da parada da capital paulista é tamanho que o tema por ela usado a cada ano torna-se o foco de marchas em várias partes do País. Em 2023, tratou-se de políticas sociais para o segmento arco-íris.