Momento histórico coroou o Dia Mundial do Orgulho LGBT no Brasil neste domingo 28. Pela primeira vez, o Congresso Nacional recebeu as cores da bandeira arco-íris.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Por cerca de trinta minutos depois de 20h, imagens nos tons do arco-íris foram projetadas no edifício junto aos termos "democracia", "diversidade", "casa do povo" e "direitos LGBT".
A iniciativa foi do jornalista e ativista Welton Trindade, diretor da Rede Guiya - que publica este site - e um dos organizadores do Brasília Orgulho, coletivo que realiza a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, e de Igor Albuquerque, proprietário do bar Birosca e da produtora Balada em Tempos de Crise, na capital federal.
A ação teve articulação do assessor parlamentar Eliseu Neto e de Fabiano Contarato (Rede-ES), único senador assumidamente gay do Brasil, que encaminhou o pedido oficial às presidências das duas casas.
A ideia veio como substituição à marcha, que anualmente sai de frente do Congresso Nacional, mas que, por conta da pandemia, teve de ser suspensa.
Horas antes, o presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre (DEM-AP), congratulou o ativismo LGBT e anunciou a ação.
No Dia Internacional do Orgulho LGBTI,o @SenadoFederal projetará as cores do arco-íris na sede do Parlamento,a partir das 20h.Em uma sociedade plural,não pode haver espaço para preconceito. O Congresso Nacional respeita a diversidade.O pedido é uma solicitação do @ContaratoSenado
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) June 28, 2020
É da essência da própria Democracia o respeito à pluralidade e à diversidade. #DiaInternacionalDoOrgulhoLGBT pic.twitter.com/TfBoSD6rT2
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) June 29, 2020
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também lembrou o Dia do Orgulho LGBT.
Dia feliz para os que prezam os direitos humanos, as minorias, o respeito e a diversidade (lembrando que hoje é o dia internacional do orgulho LGBT); dia triste para os saudosistas do autoritarismo.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) June 28, 2020
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes postou foto da ação e falou da forma da comunidade LGBT.
A liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero são conquistas inafastáveis da Constituição de 1988. Não existe cura para o que não é doença. Há poucos grupos sociais capazes de lutar com um sentimento tão poderoso chamado de orgulho. #PRIDE2020 pic.twitter.com/lTg97vJkYC
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) June 29, 2020