Olhar o Twitter de Javier Berain é saber que ele se autointitula "viado afeminado e socialista" e que ele tornou-se há poucos dias a primeira pessoa da comunidade LGBT a liderar um departamento da polícia da Cidade do México. E mais: é ter ciência que ele tem orgulho de ambas qualificações!
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A foto acima é do dia em que Javier não só se graduou na carreira policial como também recebeu a incubência de coordenar o setor de trânsito da corporação, o qual tem 800 integrantes.
Na função, oficialmente, ele terá com desafio modernizar os processos digitais do órgão. Entretanto, ele sabe que ser gay na força policial é algo histórico. Por muito tempo, a corporação perseguia pessoas LGBT.
"É uma honra ser a primeira pessoa abertamente da comunidade LGBTI+ a receber função de mando na polícia da Cidade do México".
Hoy me gradué del Diplomado para Mandos Habilitados de la @UPCDMX_SSC. Agradezco la confianza que @OHarfuch ha depositado en mi. Es un honor ser la primer persona abiertamente de la comunidad LBGTI+ en ser habilitadx como mando de la @SSC_CDMX. pic.twitter.com/d0sfAsKxTo
— Javier Berain (@javierberain) December 10, 2020
A Subcretaria de Direitos Humanos e Diversidade Sexual da prefeitura saudou Javier e afirmou que tem certeza que ele vai contribuir para a polícia ser mais inclusiva.