A deputada estadual Erica Malunguinho (Psol) foi eleita dentre os 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2020.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A lista, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), contempla dez brasileiros.
O ranking integra projeto da ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes, durante o período de 2015 a 2024.
Todos os anos, são elencadas personalidades que atuam para o desenvolvimento, justiça e reconhecimento da África e descendentes.
A lista é dividida em quatro categorias: Mídia e Cultura, Negócio e Empreendedorismo, Humanitarismo e Ativismo, Política e Governança.
Além de Malunguinho, os brasileiros que se destacaram foram o senador Paulo Paim (PT-RS), os cantores Iza e Leo Santana, os empresários Alan Soares e Betty e Brenda Agi, a bailarina Ingrid Silva, o editor de internacional da CNN Brasil Renan Souza e a diretora do Twitter Next no Brasil Samantha Almeida.
Em suas redes, a parlamentar comemorou: "Impossível me furtar a registrar que sou a primeira mulher trans reconhecida por essa iniciativa, não por vaidade ou disputa, mas para demarcar um ponto que situa morosidades, atrasos, limites…"
Impossível me furtar a registrar que sou a primeira mulher trans reconhecida por essa iniciativa, não por vaidade ou disputa, mas para demarcar um ponto que situa morosidades, atrasos, limites… pic.twitter.com/xHfGIIC5Hr
— Erica Malunguinho (@malunguinho) October 7, 2020