Sim, falta mais de um ano para as eleições presidenciais no Brasil. Entretanto, o clima político no País está tão conturbado que o desejo para a escolha de um novo presidente tem movido muitos. E algumas tendências já podem ser traçadas.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Enquete realizada em nosso sites de BH, Salvador, Floripa e São Paulo no último mês mostrou que os leitores têm uma clara tendência à esquerda. Questionados em quem votariam para o primeiro turno se a eleição fosse realizada agora, 43% responderam Lula (PT).
Luciana Genro (Psol) foi a segunda mais votada (21%), seguida por João Doria (PSDB) com 19%. Marina Silva (Rede) obteve 7% dos votos e Flávio Dino (PCdoB) com 1%. Michel Temer (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM) não pontuaram.
Do total, 4% disseram não preferir nenhum dos citados, 3% responderam ainda não saber e e% disseram que preferiam outro. Nossa pesquisa escolheu candidatos que são cogitados a disputar o pleito presidencial e considerou apenas um por partido. Ciro Gomes (PDT) não foi elencado por declaração de que não concorreria caso Lula estivesse na disputa. Posterioemente, no entanto, Ciro já deixou essa opção em aberto.
Os números mostram diferença signficativa dos leitores de nossos sites com a população em geral. Pesquisa do Datafolha divulgada no domingo 30 de abril também mostrou Lula em primeiro, mas com apenas 30%.
Luciana Genro, no levantamento do Datafolha fica muito distante do segundo lugar obtido em nossa enquete: ela obteve apenas 2%. Jair Bolsonaro (PSC) ficou em segundo lugar com 15%. Marina Silva, em terceiro, com 14%.