Esqueça chefes de Estado que falam contra LGBT! O presidente da Argentina, Alberto Fernández (Partido Justicialista) gravou mensagem para a 29ª Parada do Orgulho de Buenos Aires, que será realizada na TV e na internet no sábado 7.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No vídeo, o mandatário demonstrou compromisso com a diversidade de orientação sexual e identidade de gênero.
"Este um mês especial. É o mês do orgulho. Orgulho de todas pessoas. Orgulho que sentimos de viver em um país onde a diversidade é respeitada. O orgulho de cada pessoa é o que queira ser e encontra a felicidade da forma que puder encontrar. E respeitamos o modo que cada um escolheu para ser feliz."
Do campo esquerdista, Fernández também lembrou do tempo em que muitas pessoas eram perseguidas pela orientação sexual e expressão de gênero e afirmou que quanto mais a sociedade argentina deixar para trás esse período e essa prática mais feliz será.
E completou: "Por isso não queria me ausentar. Queria me somar a vocês. Porque sentimos orgulho de viver em uma sociedade plural. Uma sociedade que entende e dá apoio a todas pessoas. Desejo felicidades e muito orgulho."
Ao contrário de grande parte das marchas da América Latina, a de Buenos Aires é feita apenas em novembro como forma de lembrar a fundação da ong homossexual Nuestro Mundo, criada nesse mês em 1967 e considerada pioneira no gênero na América Latina.
A marcha, feita desde 1992 - três anos antes da primeira realizada no Brasil - tem programação em redes sociais por quase todo o sábado. Às 21h, haverá apresentação especial na TV pública argentina.
Essa foi a saída encontrada pela organização de marcar a visibilidade LGBT ao não poder tomar as ruas por conta da pandemia do novo coronavírus.