Para ajudar na divulgação das pessoas LGBT pleiteam cargos nas eleições de novembro para prefeituras e casas legislativas municipais, entidade ativista vai listar candidaturas arco-íris de todo o País que firmarem compromisso com a pauta do segmento.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A Aliança Nacional LGBTI+, dentro do projeto Voto com Orgulho, mostrará foto, minibiografia, número da candidatura e cidade de cada pessoa concorrente que assinar carta de intenções também feita pela iniciativa.
Ao avalizar o documento, as candidaturas prometem atuar em áreas tais como violência que afeta LGBT, instituição de datas comemorativas em alusão a cada segmento, superação da epidemia de HIV e educação mais inclusiva.
O Voto com Orgulho, cujo símbolo usa erradamente as cores da bandeira do orgulho LGBT, também ofereceu curso de formação para quem visava disputar as eleições de novembro.
Cláudio Nascimento, diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador da iniciativa explicou a motivação do trabalho.
"A gente observou que, por mais que se tenha ampliado a visibilidade da comunidade no Brasil, com as paradas de orgulho, com as matérias e folhetins culturais na televisão, debates nas mídias sociais e avanços com decisões judiciais, ainda não vemos mudança nesse contexto da representação política."
A atuação da entidade nas eleições começou há meses. A Aliança listou 569 pré-candidaturas de pessoas LGBT.
Do total, 46,8% (274) eram gays, 12,6% (74) lésbicas, 11,6% (69) mulheres trans, 4,8% (28) bissexuais masculinos, e o restante das demais identidades de gênero e orientações sexuais.
A iniciativa também recebe denúncias de campanhas políticas que pratiquem discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Veja lista das candidaturas LGBT para eleições 2020 feita pela Aliança Nacional LGBTI+.