O que era para ser uma passagem rápida a um centro de compras tornou-se exemplo de intransigência e até discriminação. Na tarde do domingo 29, um grupo de drag queens foi barrado na entrada do Shopping Center Penha, na Zona Leste de São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Em post no Facebook, um dos artistas, Emer Conatus, contou que ele e outros alunos de um curso de drag decidiram almoçar no centro de compras sem tirar maquiagem e figurinos já que tinham pouco tempo até o retorno às aulas, nas imediações.
Um dos seguranças do local, entretanto, os barrou alegando que "pessoas com maquiagens fortes" não podiam entrar. O gerente da segurança foi chamado e endossou a atitude de seu subordinado citando a Lei Estadual Nº 14.955/2013, que veta a entrada de pessoas usando "capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face".
E os critérios outros começaram a aparecer. "Em seguida, tentando se justificar, dando exemplos, quis nos separar, deixar só as drags mais femininas entrarem, me olhou e disse que eu não entraria por ter bigode", escreveu Conatus.
Os amigos, então, chamaram os policiais, que, segundo Conatus, declararam "imparcialidade" e alegaram que o estabelecimento não estava agindo por preconceito. O grupo conseguiu, enfim, ter a entrada ao shopping liberada, embora não tenham recebido embasamento dos agentes públicos de segurança para a denúncia em delegacia.
Em nota à imprensa, o shopping lamentou o ocorrido e afirmou ter se tratado de um fato isolado e que não condiz com a política do empreendimento. "A equipe de segurança já foi fortemente reorientada a fim de que atitudes como essa não ocorram novamente", escreveu.
"Desde o início de sua operação, [o shopping] posiciona-se como um empreendimento voltado à comunidade, sem qualquer tipo de discriminação (por orientação sexual, social, racial, religiosa, política), e que está de portas abertas para receber seus visitantes."
No Facebook, os artistas discriminados criaram o evento Nenhuma Drag Será Barrada. O protesto ocorrerá no Shopping Penha, como forma de rolezinho, no domingo 5 às 16h.