Paulistana da Zona Leste e no PT desde 1995, Bel Sá é candidata a deputada estadual por São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Lésbica, membro da Secretaria Nacional LGBT e eleita secretária estadual LGBT do partido, Bel conta que sempre militou pela defesa dos direitos de LGBT, mulheres, população negra e juventude.
"Fui da direção do Sindicato dos Trabalhadores na Economia Informal e contribuí para a construção do Coletivo LGBT da Central Única dos Trabalhadores (CUT)", revela a candidata que também já participou das Secretarias de Mulheres do PT.
Esta é a terceira eleição que disputa. A paulistana já concorreu a deputada estadual em 2014 e a vereadora em 2016.
O Guia Gay São Paulo entrevistou Bel a respeito de suas propostas.
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que SP avance nessa questão?
Uma contradição né? Ao mesmo tempo que é o mais avançado, também é uns dos mais violentos. Tenho 13 propostas para que possamos enfrentar o ódio e discriminação a LGBT:
Dentre elas estão garantir um Estado laico e o respeito aos direitos humanos, promover mais campanhas contra a violência à população LGBT, expandir o financiamento para centros de defesa LGBT e garantir e desburocratizar o direito ao nome social em todos os cadastros públicos. A identidade é um direito de todos!
Também elenco: mais políticas públicas desenvolvidas a partir de dados oficiais, mais educação para promover o respeito às diversidades, mais políticas públicas na prevenção e enfrentamento á violência aos LGBT e mais políticas de saúde integral da população LGBT e o processo transexualizador. Todo mundo tem direito de ser quem é!
Outras propostas são a inclusão da população LGBT nos programas de qualificação profissional e geração de renda, ampliar os critérios do programa Minha Casa Minha Vida e outros considerando vulnerabilidade dos LGBT e a criação de centros estaduais de acolhimento às vítimas de discriminação.
Por fim, projetos culturais que prezem pela cidadania e contribuam para o combate às discriminações e ações educacionais em empresas, a fim de combater a discriminação. Respeito é bom e eu gosto!
Quais são seus projetos para a população de SP em geral?
Sendo eleita, poderei elaborar, propor e interceder a favor de projetos de lei que dialoguem com as reais necessidades do povo: moradia, educação, trabalho e saúde.
Defender o fim do extermínio da população negra e LGBT e o combate a todo tipo de violência, assim como ampliar a participação popular na Assembleia Legislativa a fim de fiscalizar o Poder Executivo e os serviços públicos zelando pelas garantias constitucionais.
Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
PT e PCdoB. Total, todos os avanços e leis aprovadas em prol da comunidade LGBTI+, em sua grande maioria foram elaboradas por militantes e apresentadas por deputados do PT e do PCdoB e sempre podemos contar com o apoio de ambos os partidos para suas aprovações.
Também quando elegemos nossos prefeitos, governadores e Governo Nacional, as propostas de governo elaboradas pelos núcleos e secretarias destes partidos são colocados em prática pelos governos eleitos .