Uma das regiões com maior proporção de moradores gays dos Estados Unidos vai dar ajuda mensal a parte desta população.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
West Hollywood, cidade que integra a Região Metropolitana de Los Angeles, planeja pagar ajuda de US$ 1 mil (cerca de R$ 5,1 mil) mensalmente a LGBT idosos.
Mais
>>> 14 bairros gays pelo mundo: agito, história e resistência
O projeto piloto deve atender 25 pessoas por 18 meses e provelmente se inicia até o fim deste ano.
Apesar da renda per capital local ser o dobro da média nacional, o censo norte-americano mostrou que 11,7% dos residentes vivem abaixo da linha da pobreza.
"Escolhemos esse grupo por causa da demografia em West Hollywood, onde 45% dos residentes se identificam como LGBT e 25% se identificam como idosos”, explicou a prefeita, Lindsey Horvath, ao San Francisco Gate.
“Sabemos que, historicamente, a população LGBT mais velha foi discriminada e teve que lidar com os efeitos da discriminação agravada ao longo dos anos, desde a crise da aids até a negação do direito de casar e a perda de benefícios. Decidimos que essa população era a certa para se concentrar."
Lindsey pertence a uma rede de prefeitos de todo o país - incluindo mandatários de São Francisco, Atlanta e Oakland - que pretendem testar pilotos de renda garantida.
West Hollywood, entretanto, será a única com foco na população LGBT.
Segundo a prefeita, o censo aponta que 44% das pessoas que vivem na pobreza têm mais de 55 anos e que nacionalmente LGBT têm uma taxa de pobreza de 21,6% contra 15,7% de cisgêneros heterossexuais.
"Acho que já vimos, a partir de dados em outros lugares que realizaram testes, que a renda garantida traz benefícios para as comunidades", disse ela. "Estamos abertos para ver quais dados saem do programa, mas estamos confiantes para seguir em frente."
West Hollywood tem cerca de 35 mil habitantes e, na prática, é encarada com um bairro da região oeste de Los Angeles. É o lugar com a maior concentração de bares e saunas gays na Grande Los Angeles e onde se realizam grandes eventos LGBT, como a parada do orgulho e o Outfest, um dos maiores festivais de cinema arco-íris do país e do mundo.