Caixa Cultural faz debate sobre transexualidade sábado e domingo

Luiza Coppieters, Magô Tonhon e Ariel Nobre são alguns dos convidados para as mesas

Publicado em 07/03/2018

Transfeminismos: debates sobre transexuais na Caixa Cultural São Paulo

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira 8, a Caixa Cultural São Paulo elaborou programação especial.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Nos quatro dias de eventos voltados ao tema, dois deles serão dedicados a ampliar o debate a respeito da transexualidade.

No sábado 10 e domingo 11, será apresentado o seminário "Transfeminismos: Novas Perspectivas dos Feminismos", que pretende ampliar o debate sobre a corrente teórica e ativista transfeminista no Brasil.

As mesas de debate colocarão em foco questões excluídas dos feminismos mais tradicionais, como visibilidade trans e transfobia. A curadoria é de Viviane Vergueiro, doutoranda em Estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de Helder Thiago Maia, doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas em gênero e sexualidade.

Dentre os participantes das mesas estão Luiza Coppieters, graduada em Filosofia pela USP; Jô Almeida, psicóloga, formada pela USP; Magô Tonhon, mestranda em Estudos Culturais pela USP; Estorvo Silva, historiadora e mestranda em Ciência Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);  Ariel Nobre, homem trans, idealizador do projeto de combate ao suicídio de homens trans; e Klaus Dimitris, homem trans, casado com uma mulher trans.

A curadora Viviane Vergueiro ressalta a importância de se debater a desconstrução de normas de identidade de gênero que atravessam várias esferas sociais. "O seminário é um importante espaço para diálogos em torno dos transfeminismos em um contexto no qual a visibilidade crescente das pessoas trans e travestis coexistem com a ocorrência constante de violências contra elas", declara.

Sábado, 10/03
Mesa - Políticas Transfeministas
Sobre direitos para as populações trans e travestis, a mobilização pela internet e o diálogo com os grandes meios de comunicação
Horário: 13h.
Duração: 2 horas.
Capacidade: 50 participantes.

Mesa - Transfeminismos e Transmasculinidades
Sobre questões ligadas ao universo dos homens trans, além de diálogo com os transfeminismos
Horário: 16h.
Duração: 2 horas.
Capacidade: 50 participantes.

Domingo, 11/03
Mesa - Pessoas Trans e o CisTema educacional Sobre os processos de resistência e de assujeitamento de pessoas trans no âmbito educacional.
Horário: 16h.
Duração: 2 horas. 
Capacidade: 50 participantes.

As inscrições para qualquer uma das mesas podem ser feitas pelo link: facebook.com/seminariotransfeminismos. A Caixa Cultural São Paulo fica à Praça da Sé, 111, Sé (metrô Sé).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.