Uma boa e uma má notícia para LGBT no que diz respeito ao Congresso Nacional.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Nesta sexta 1º, a "bancada" arco-íris ganhou uma integrante. A psolista e bissexual Vivi Reis, de 29 anos e do Pará, tomou posse como deputada federal. Com ela, seria expandido o recorde de integrantes abertamente LGBT no Poder Legislativo nacional, com quatro parlamentares.
Entretanto, houve perda de integrante. Gay, Marcelo Calero (Cidadania) deixou o cargo de deputado federal para ser secretário de Governo e Integridade Pública na prefeitura do Rio de Janeiro.
Então o grupo arco-íris continuará com três pessoas, que é o maior número na história do Congresso Nacional. Além de Vivi Reis, está o colega David Miranda (Psol-RJ) e o senador Fabiano Contarado (Rede-ES). Ambos gays.
Vivi conseguiu entrar na Câmara dos Deputados devido à vaga aberta pela saída de Edmilson Rodrigues, também do Psol paraense e que foi eleito prefeito da capital no fim de novembro de 2020.
Antes disso, a comemoração de Vivi foi ter sido eleita vereadora por Belém. Com os dois cargos disponíveis para ela, a psolista tomou posse como vereadora nesta sexta 1º para logo renunciar e aí sair da suplência e tornar-se deputada federal.
Vivi é a primeira mulher assumidamente da comunidade LGBT a ter cargo eletivo no Congresso Nacional.