Após cobrança, Malunguinho incluirá LGB em projeto dela só para trans

Movimento arco-íris pediu mudança em proposta que tinha foco apenas na identidade de gênero

Publicado em 20/02/2021
erica malunguinho lgbt trans psol deputada estadual são paulo
Parlamentar trans explicou que proposição surgiu depois de identidade de gênero ser excluída em lei aprovada

Após cobrança do movimento social, a deputada estadual Erica Malunguinho (Psol) se comprometeu a incluir LGB em projeto de lei dela elaborado apenas para pessoas trans e travestis. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Na segunda-feira 15, a parlamentar comemorou a aprovação da sua proposta nº 1.160/2019 na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). 

A proposição tem como objetivo obrigar o Estado de São Paulo a contabilizar e analisar os assassinatos de pessoas trans. O fato de não incluir lésbicas, gays e bissexuais (LGB), entretanto, acendeu o sinal de alerta em setores do movimento arco-íris.

Exemplo foi a Rede Família Stronger, que, no mesmo dia, solicitou à Rede Gay, entidade nacional de homossexuais masculinos, demandar ao deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT), parceiro do coletivo, tornar a proposição inclusiva. 

"O texto [do projeto] pede que o Estado faça um dossiê sobre a violência da (sic) população trans e travestis, e deixa de fora o restante da sigla LGBI. Gostaríamos que fossem incluídas as demais siglas, pois a população LGBTI como um todo sofre violência", diz trecho do documento. 

A cobrança, mesmo que não oficialmente, fez efeito. Em resposta ao Guia Gay São Paulo, a assessoria de imprensa da deputada, que é trans, afirmou que a mudança será feita. 

"O movimento LGBTQIA+ do Estado de São Paulo chamou atenção para a necessidade de incluir as outras siglas. Irei apresentar à Comissão de Direitos Humanos um substitutivo que as inclua."

A parlamentar fez questão de explicar a origem da proposta inicial. A ideia veio após a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) rejeitar incluir transexuais e travestis na lei chamada Dossiê Mulher, aprovada em 2019. 

A criação de proposta, que cria o Dossiê da População T Paulista, veio como resposta a essa situação, afirmou o mandato. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.