Quase 1.000 pessoas - mais precisamente 986 - abertamente LGBT foram eleitas em 2020 nos Estados Unidos, mas o número ainda está longe do ideal se for levado em conta a proporção deste segmento na população como um todo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Considerando que a população LGBT constitui 5,6% da população adulta do país, seria necessário eleger mais 28.116 pessoas para haver equivalência representativa. Atualmente elas representam apenas 0,19% dos políticos.
A análise é do relatório "Out for America 2021" do LGBTQ Victory Institute, que apoia pessoas LGBT que concorrem a cargos públicos.
Ex-prefeita da cidade de Houston e presidente do instituto, Annise Parker aponta que ainda há muito caminho a percorrer.
"Embora as autoridades eleitas LGBTQ estejam crescendo constantemente em número, neste ritmo ainda levará décadas para chegar perto de alcançar uma representação equitativa no governo", afirmou, em comunicado à imprensa.
"Essa falta de representação tem consequências enormes, porque as autoridades LGBTQ eleitas estão mais bem posicionadas para se defender contra ataques legislativos anti-LGBTQ e mudar os corações e mentes dos colegas no apoio a políticas inclusivas", acrescentou ela.
"Um esforço instantâneo para aumentar nossos números é essencial para promover a igualdade em todos os níveis de governo - e grande parte disso está mostrando às pessoas LGBTQ que concorrer a um cargo público é nossa melhor aposta para alcançar uma mudança social duradoura."
De 2017 para 2021 o número de políticos LGBT mais que dobrou: de 448 para 986.
Número de mulheres trans eleitas cresceu 800%, passando de 4 para 36 e o de bissexuais aumentou 787%, indo de oito para 71.
No último ano, o número de LGBT não-brancos subiu de 52 para 91
Segundo o documento, todos os estados norte-americanos têm políticos abertamente LGBT, com exceção do Mississippi. A maioria (73%) foi eleita pelo Partido Democrata.