Mais de dois terços dos brasileiros são favoráveis a campanhas de Dia dos Pais com pessoas transexuais.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Pesquisa realizada pelas empresas Perception e Engaje se ateve ao tema de costumes mais falado na semana passada.
Após Thammy Miranda divulgar publicidade da Natura para a data comemorativa, a questão virou centro de debates nas redes sociais e a marca se viu em meio a boicote promovido por conservadores e religiosos.
Ao levantamento, 71% dos entrevistados disseram que aprovam este tipo de publicidade, outros 29% são contra. O apoio é maior na faixa de 18 a 34 anos (80%).
Diretor da Perception, Rodrigo Odoni avaliou à nossa reportagem que esperava um número maior de apoio na faixa etária imediatamente seguinte.
"Um número que me surpreende é a rejeição da campanha por 37% na faixa de 35 a 44 anos", afirmou. "Eles são muito jovens, esperaria um número menor de rejeição à campanha nessa faixa."
O executivo vê os resultados da pesquisa por duas perspectivas, otimista e pessimista.
"A otimista é que a maioria apoia uma campanha que expande a percepção de que LGBT são como todoas as outras pessoas e que transexuais podem ser pais ou mães e que isso é absolutamente normal", pondera.
"Na otimista, ainda vemos que os mais jovens são mais favoráveis à campanha, o que indica que a sociedade está ficando mais tolerante à medida que as gerações avançam."
Por outro lado, Odoni vê uma fatia de intolerantes ainda persistente na sociedade.
"A [perspectiva] pessimista é que ainda há muita intolerância: 29% que rejeitam a campanha é um número parecido com os que apoiam o presidente que é francamente homofóbico, e que só foi eleito porque as pautas reacionárias de costumes dele têm, de fato, apoio de parte importante da população."
Participaram da pesquisa 1.011 brasileiros de 18 a 55 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e regiões do País. O levantamento foi realizado de forma on-line em 30 de agosto.
A margem de erro é de 3,1% e índice de confiança de 95%.