Quem já trabalhou em redações de jornais, de sites ou emissoras de TV sabe que é grande o número de profissionais homossexuais por ali.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No entanto, no ar, em suas redes sociais ou entrevistas de cunho pessoal, a maioria ainda omite (ou até mente) sobre parte de sua vida.
Os motivos para que continuem a se comportar assim são vários e não nos cabe julgar.
Mas cabe a nós, sim, celebrar aqueles que vão contra a corrente, que têm orgulho de falar de seus maridos e esposas do mesmo sexo ou de sua identidade de gênero sem medo e com naturalidade.
Mais
>>> 30 jornalistas mais gatos da TV brasileira em 2020
São eles que fazem a diferença, ajudam a diminuir o preconceito e servem de espelho a cada jovem que ainda é oprimido e não se vê representado.
No Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho, eis exemplos de 23 profissionais LGBT que atuam no Brasil:
Ádison Ramos
Apresentador do Bom Dia Sábado e repórter da InterTV, afiliada da TV Globo na Região dos Lagos, litoral norte do Rio de Janeiro.
Aguinaldo Silva
Criador do Lampião da Esquina, primeiro jornal gay do Brasil, e autor de novelas de sucesso, tais como Tieta (1989) e Senhora do Destino (2004).
Andre Fischer
Criador do site e festival Mix Brasil, da revista Junior e atual diretor do Centro Cultural da Diversidade, em São Paulo.
Barbara Gancia
Notabilizou-se por coluna na Folha de S.Paulo e integrou uma das formações do Saia Justa, no GNT.
Bruno Chateaubriand
Foi repórter de programas como Viva a Noite (SBT) e Amauri Jr. (RedeTV!), colunista da Veja Rio e radialista na Nativa FM.
Bruno Grubertt
Repórter e apresentador eventual do NETV 1ª Edição, no Recife. Ele é casado com o apresentador Leandro Oliveira.
Celso Curi
Idealizador da histórica Coluna do Meio, do jornal Última Hora, crítico de teatro e editor do Off Guia de Teatro, principal guia de espetáculos teatrais de São Paulo.
Danilo César
Repórter da TV Globo Nordeste, no Recife.
Erick Rianelli
Repórter da TV Globo, no Rio de Janeiro. É casado com o também repórter Pedro Figueiredo.
Fefito
Comandou o primeiro talk show LGBT do País, Estação Plural, na TV Brasil. É comentarista de televisão na TV Gazeta, de São Paulo.
Fernanda Gentil
Ficou conhecida como repórter setorista de esporte, apresentou o Esporte Espetacular e Se Joga e é coapresentadora do É de Casa, todos na TV Globo.
Glenn Greenwald
Editor do The Intercept Brasil, responsável pela publicação de notícias e áudios conhecida como "Vaza Jato"; foi eleito o número 1 dos 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2019. É casado com o deputado federal David Miranda (Psol-RJ).
Hugo Gloss
Pseudônimo do jornalista Bruno Rocha, foi redator do Caldeirão do Huck e comanda site sobre celebridades e universo pop que leva seu nome.
Leandro Oliveira
Editor e apresentador da TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco. É casado com o repórter Bruno Grubertt.
Leilane Neubarth
Foi apresentadora do Programa de Domingo, na TV Manchete, Bom Dia Brasil e RJ TV 2ª Edição, na TV Globo, e comanda o Edição das Seis, na GloboNews.
Leão Lobo
Apresentou o Melhor da Tarde, na Band, foi jurado do Show de Calouros, do SBT, e comandou quadros em diversos programas em várias emissoras, como Gazeta, CNT e Record.
Léo Áquilla
Já foi repórter em diversos programas da RedeTV! e RecordTV!. Atualmente é colunista no programa A Tarde É Sua, da RedeTV!
Leo Dias
Ficou conhecido pelo jornal e rádio O Dia. Foi repórter do TV Fama, da RedeTV!, coapresentador do Fofocalizando, do SBT e colunista do UOL. Atualmente está no site e na rádio Metrópoles.
Lisa Gomes
Repórter do TV Fama, na RedeTV!
Matheus Ribeiro
Primeiro apresentador assumidamente gay do Jornal Nacional, na TV Globo, comandou o JA 2ª Edição, na TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás, e atualmente apresenta e edita o DF Record, em Brasília.
Nadia Bochi
Foi reportér na TV Tem, afiliada da TV Globo no interior paulista, do Profissão Repórter, e desde 2007 do Mais Você, ambos na Globo.
Pedro Figueiredo
Repórter da TV Globo no Rio de Janeiro. É casado com o também repórter Erick Rianelli.
Sandro Fernandes
Correspondente da GloboNews na Rússia e Turquia.