Neste próximo fim de semana (sábado 7 e domingo 8) São Paulo sediará a Ture Colors Cup, anunciada como maior disputa de clubes LGBT de futebol do País.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
As equipes paulistas Thunders Brazil e Unicorns Brazil são coanfitriãs do torneio, que recebe, ao todo, 32 clubes em partidas de futebol e vôlei.
Além destas, competirão por São Paulo os Angels, Bárbaros, Blue Birds, Bulls, Diversus, Fenerbouas, Natus, Pegasus, Rangers, Real, Twelveboys, Voleiboys e Vrau.
Virão à capital paulista também para a disputa os seguintes clubes: Alligaytors, ArtMix, Beescats, Full Boys e Karyocas (RJ), Bharbixas, Felinos e Predadores (MG), Tubarões e Dinosaurs (SC), Maragatos (RS), Taboa (PR) e Capital (DF).
"Acreditamos muito nesse movimento como um fator positivo na luta por um mundo de mais amor e inclusão. O maior benefício de tudo isso é que não nos escondemos, não temos vergonha de ser quem somos. Vivemos tempos complexos e de medo em relação à perda de direitos e espaços conquistados pela comunidade LGBTQ e, por isso, a True Colors Cup nasce para ser mais um movimento de luta, resistência e visibilidade da nossa causa, onde eu vejo o esporte como uma ferramenta de integração entre todos os meios sociais", afirma Diego Cabral, fundador do Thunders Brazil.
"Jogar futebol e vôlei aqui é simbólico, porque estamos invadindo um território majoritariamente heterossexual, um espaço onde o preconceito se mostra de uma maneira ainda mais agressiva. Esse é apenas um primeiro passo para não precisarmos mais nos esconder em casa, no trabalho, para podermos viver quem realmente somos em qualquer ambiente", completa Filipe Marquezin, fundador do Unicorns Brazil.
O evento será realizado na Arena WS (futebol) e no Clube Nacional (vôlei), complexos esportivos que dividem o mesmo terreno na Barra Funda, zona oeste.
No sábado 7, a abertura será às 10h, os jogos começarão às 11h e terminarão por volta de 20h. Já no domingo, as disputas iniciam-se às 9h e acabam por volta de 16h, com entrega de medalhas e troféus aos ganhadores da competição.
A primeira edição da True Colors Cup é organizada pela agência Shift.LGBT+ e tem o apoio do governo britânico, como parte da campanha Love is Great, da Gilead Sciences e da DPlanners e a entrada é gratuita.
Os organizadores apenas pedem que o público doe 1 quilo de alimento não-perecível (exceto sal) ou produtos de higiene pessoal, que serão destinados a instituições que trabalham em prol da população LGBT em situação de rua e risco.
"Aqui no Brasil decidimos apoiar a True Colors por promover uma plataforma inclusiva no esporte, além de celebrar os laços históricos do Brasil e Reino Unido no futebol“, afirma Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil.
"Dar visibilidade ao Reino Unido durante atividades da comunidade LGBTI+ é uma maneira de enfatizar as qualidades acolhedoras e inclusivas do país para que todas as pessoas possam visitá-lo e apreciá-lo. Se você gosta do inesperado e das descobertas, a campanha ‘Love Is Great' expõe as possibilidades no Reino Unido de diversão, amor, cultura e muito mais”, completa Paul Gauger, vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas.
Em parceria com o projeto Transcidadania, a parte técnica da competição (sumulação de jogos, apoio aos árbitros e demais funções congêneres) será realizada com a ajuda de jovens transexuais que fazem parte do programa, que tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para transexuais.
Com apoio da DPlanners, a cantora Nikki Valentine chega diretamente de Mikonos, na Grécia, para apresentar sua nova turnê, a Papa's Princess, animando o público e cantando o hino que dá nome ao torneio.
Entre um jogo e outro, os visitantes do evento poderão descansar e aproveitar para se divertir mais no lounge organizado pela campanha Love is Great.
A Arena WS/Clube Nacional fica à Avenida Marquês de São Vicente, 2.477, portão1.