Entre 3 e 30 de junho, quem passar pela estação Paulista da Linha 4-Amarela do metrô se deparará com um pouco da história de personalidades LGBT da capital paulista.
Com curadoria de Maurício Coutinho, a mostra Diversidade de Gênero - Cidadania & Respeito comemora 20 anos da Lei 10.948/2001, que pune discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no Estado de São Paulo.
Outras conquistas, tais como direito ao casamento entre pessoas de mesmo sexo, uso de nome social por transgêneros e doação de sangue por gays, bissexuais e mulheres trans também são lembradas.
Dentre os homenageados estão a drag queen e militante Salete Campari; Alberto Silva, criador e gerente da Casa Florescer, que acolhe pessoas trans; o jornalista Leão Lobo; Lili Vargas, eleita Embaixatriz das Trans; e a comediante Silvetty Montilla.
Imagens de cada um foram reinterpretadas pelo artista Luciano Meskita, em estilo "cartum pop".
Iniciativa da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4, a exposição tem consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça e selecionou homenageados com histórico de luta pelos direitos LGBT.
Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da empressa, o tema exige atenção. "Nossas estações são mais que um lugar de passagem, e podemos contribuir para dar visibilidade a essas importantes conquistas e sensibilizar para o respeito à diversidade", afirma.