O riso toma conta da cidade às vésperas da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.
Entre 2 e 10 de junho, a capital recebe o Aquenda Palooza - 2º Festival de Comédia LGBTQIAPN+.
O evento reúne 37 comediantes - todos pertencentes à comunidade LGBT - e é dividido em sete noites e em seis comedy clubs.
Organizado pelos humoristas Régis Araújo e Katia Guedes, o festival se preocupou em descentralizar as atrações.
Há noites em espaços próximos à Avenida Paulista, mas também há outras em clubes de comédia distantes do centro, nas zonas oeste, sul e leste.
O evento começa nesta sexta-feira 2 com uma noite dedicada ao improviso no Vila Sonia Comedy Club, na zona oeste.
Thiago Chagas é o convidado especial do sábado 3, no Acústico, na Rua da Consolação, e Fernando Pedrosa é o destaque do domingo 4 no Muito Mais Comedy, em Santo Amaro, zona sul.
A celebração do riso continua na quarta-feira 7, véspera de feriado, no Hamsa Comedy, na região de Itaquera, zona leste (com show gratuito), e retorna à região central na quinta-feira 8, com apresentação no Barbixas Clube de Comédia.
Há mais uma noite no Vila Sonia Comedy Club - na sexta 9 - com Cintia Rosini como convidada especial - e encerramento no sábado 10 no Capão Comedy, espaço voltado ao humor no Capão Redondo, zona sul.
Visibilidade arco-íris
Para Régis Araújo, o humor dentro da comunidade é usado como ferramenta para lidar com as complexidades de viver em sociedades que nem sempre aceitam ou compreendem plenamente a diversidade sexual e de gênero.
"Nosso humor também coloca no palco situações e experiências relacionadas às normas e expectativas tradicionais de gênero e sexualidade. Essa forma de humor muitas vezes desafia normas e preconceitos, oferecendo uma perspectiva única e uma maneira de promover a conscientização e a compreensão", pontuou o comediante ao Guia Gay São Paulo.
Régis afirma que houve nos últimos anos aumento na visibilidade de comediantes LGBT, mas que não existiu crescimento significativo de demanda por shows desses artistas. "Portanto, há muito ainda para ser conquistado", diz.
"Eu acredito que este festival, já na segunda edição, é um marco para a visibilidade e pode ajudar no reconhecimento dos talentos LGBTQIAPN+ do stand-up, destacando a importância de dar voz a esses artistas", finaliza.
A programação completa está em nossa Agenda.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.