Pelo segundo ano consecutivo, o Guia Gay São Paulo ouviu os leitores sobre quais locais, eventos e obras de arte dedicados aos LGBT se destacaram no ano. É o prêmio Melhores 2015.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Foram mais 13 mil votos em 16 categorias coletados por duas semanas. A seguir, você conhece os eleitos, os que chegaram muito perto e quem venceu na mesma categoria no ano passado (mais detalhes estão nos links):
Melhor bar - Athenas
Fervidíssimo em uma esquina da Rua Augusta, o Athenas também serve como café e restaurante, mas é como bar que ele é muito procurado às noites, especialmente aos fins de semana. Este ano, o endereço foi ampliado e ganhou novos espaços, como uma área no primeiro andar com vista para o agito da rua.
2º - Soda Pop
3º - Bar da Lôca
Venceu em 2014: Guinga's Bar
Melhor clube - The Week
O imenso clube da Zona Oeste, que foi vice em 2014, completou 11 anos e continua arrastando frequentadores para suas noites de sábado, as ocasionais pool parties aos domingos e estreou a festa Lenhadores.
2º - Blue Space
3º - A Lôca
Venceu em 2014: Blue Space
Melhor festa - Gambiarra
Mais uma que saiu da vice-liderança do ano passado, a Gambiarra é uma festa idealizada por artistas, bastante frequentada por eles, mas também por muita gente que ama ouvir, sobretudo, brasilidades.
2º - Bigger Party
3º - Ursound
Venceu em 2014: Ostentation Open Bar
Melhor evento - 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
A celebração arco-íris mais aguardada do País atrai turistas do Brasil e do mundo e fez bonito novamente este ano. Para nós, foi particularmente especial com a estreia do Guia Guia São Paulo em trio na avenida.
2º - 23º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
3º - 15ª Feira Cultural LGBT
Venceu em 2014: 22º Festival Mix Brasil
Melhor espetáculo - Meninos Também Amam
A Inacabada Cia. de Teatro conquistou o público ao utilizar-se da nudez como poesia erótica com o objetivo de denunciar a intolerância e o ódio homofóbicos, como os assassinatos de LGBT e declarações de políticos.
2º - Anatomia do Fauno
3º - Já Nascemos Mortos
Venceu em 2014: Amor Indébito
Melhor exposição - A Homofobia É - 50 Vozes contra a Homofobia
Ao todo, 50 personalidades emprestaram seus rostos para a campanha que esteve em cartaz na Prefeitura de São Paulo, no Conjunto Nacional e, depois, o melhor de tudo: nos vagões e estações de metrô.
2º - 1ª Mostra Diversa
3º - Homofobia Fora de Moda
Venceu em 2014: David Bowie
Melhor filme nacional - Cássia Eller
Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o documentário mostra a trajetória de uma das maiores cantoras surgidas nos anos 1990 no País, sua relação com as drogas, os amigos que fez, os artistas que inspirou até sua morte precoce por infarto do miocárdio. A luta de sua mulher, Maria Eugênia, para conquistar a guarda do filho Chicão, também é abordada.
2º - Beira-Mar
3º - Pequeno Dicionário Amoroso 2
Venceu em 2014: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Melhor filme estrangeiro - O Jogo da Imitação
Oscar de melhor roteiro adaptado, o longa de Morten Tyldum mostra como o matemático Alan Turing ajudou os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial e como foi esquecido durante décadas e morreu por causa de sua homossexualidade.
2º - O Amor É Estranho
3º - Dior e Eu
Venceu em 2014: Clube de Compras Dallas
Melhor Lugar para Elas - Café Vermont
Os rapazes são bem recebidos, mas as meninas formam presença maciça neste misto de bar e café que tem apresentações musicais todas as noites, especialmente de MPB e samba.
2º- The L Club
3º - Bar da Dida
Venceu em 2014: The L Club
Melhor café/doces - Bella Paulista
A padaria 24 horas que fica a um quarteirão da Avenida Paulista atrai diversos tipos de público, incluindo os LGBT. O movimento principal é no pós-balada, no início da madrugada, e nos brunchs aos fins de semana.
2º - Starbucks Haddock Lobo
3º - Fran's Café Haddock Lobo
Venceu em 2014: Bella Paulista
Melhor restaurante - Paris 6
Outro endereço 24 horas bastante visitado por LGBT é o badalado restaurante dos Jardins. De um café a uma refeição completa, público, que também inclui artistas, empresários e socialites, lota o local desde o começo da noite e também nas madrugadas.
2º - O Gato que Ri
3º - Spot
Venceu em 2014: O Gato que Ri
Melhor loja - Calvin Klein Underwear
Amadas por gays daqui e de várias partes do mundo, as cuecas da grife têm um endereço só para elas na elegante Rua Oscar Freire. No fim de semana da Parada do Orgulho LGBT, a marca coloca saradões na vitirine para tirar o fôlego dos transeuntes.
2º - Anjo da Guarda
3º - Adeh Oliveira
Venceu em 2014: Calvin Klein Underwear
Melhor sauna - 269 Chilli Pepper Single Hotel
O misto de sauna e hotel gay é bicampeão nesta categoria. Com jacuzzi, piscina, loja e quartos de diversos tamanhos, o 269 inaugurou este ano o Piroca's Bar, no térreo, que deixa os frequentadores ainda mais animados.
2º - Thermas Le Rouge 80
3º - Labirinttu's Club
Venceu em 2014: 269 Chilli Pepper Single Hotel
Melhor sex club - Blackout Club
O movimentado sex club do Largo do Arouche tem diversificado suas noites. Há aposta em noites fetichistas e também bissexuais. Em algumas ocasiões, abre apenas para festas fechadas, seja de swing ou de rapazes definidos, escolhidos previamente.
2º - Upgrade Club
3º - RG Bar
Venceu em 2014: Blackout Club
Melhor cabine ou cinema erótico - Cine Arouche
Na primeira eleição desta categoria, destacou-se este cine com um imenso pé-direito no meio do agito do Arouche. Foi o quarto endereço escolhido este ano que funciona 24 horas.
2º - Cine República
3º - Ponto Zen Cine
Melhor point - Avenida Paulista
Também em estreia este ano, o point do ano é a via mais famosa da capital paulistana e que abraça todas as tribos. Em 2015, a Paulista - que abriga a Parada do Orgulho LGBT - pôde passar a celebrar ainda mais a confraternização ao passar a ser aberta apenas a pedestres e ciclistas durante o dia, aos domingos.