Interruptor: Dispositivos para Desligar a Corrente


Espetáculo performático propõe discussão acerca da necessidade da criação de uma ética feita por e para corpos dissidentes de gênero.

Peça mescla trechos do livro do filósofo espanhol Paco Vidarte (Ética Bixa) com relatos autobiográficos dos sete intérpretes.

"Desde que eu li o Ética Bixa pela primeira vez, ele se tornou uma obsessão pra mim, porque apesar do livro ser uma obra teórica, existe ali uma espécie de palavra corporificada, pronta para ser dita, uma palavra cheia de indignação e revolta, cheia de contradição, mas também de deboche", diz o dramaturgo e autor Ronaldo Serruya, do Grupo XIX de Teatro.

Ao longo das cenas, que se apresentam como mosaico, conceitos como "política cadela", "política do buraco negro", "gravidade" e "os frangos sem cabeça" vão sendo tirados do livro e apresentados num jogo interativo e presentificado entre os artistas e a plateia, e que flerta, entre outros, com o clima cafona dos programas de auditório, com seus quizzes e quadros.

"O deboche, para mim, tem sido uma forma de sobrevivência possível. Poder rir de si mesmo, das nossas contradições, é a única forma de escapar da armadilha de uma militância narcísica que está sempre pronta para apontar o dedo para o outro, mas nunca para si mesma. O desafio nesse processo foi possibilitar que os artistas trouxessem suas vivências para a cena exatamente nessa perspectiva da contradição. Colocar também as suas sombras, aquilo que nessas identidades, mesmo que dissidentes, reproduzem e compactuam com uma ética normativa", diz Ronaldo.

Concepção e direção: Ronaldo Serruya. Dramaturgia: Ronaldo Serruya, em colaboração com os intérpretes. Com Andrezza Czech, Alv Lara, Diego Lima, Igor Mo, Pedro Ribeiro, Rudá e Rodolpho Côrrea.

Assistência de direção: Matilde Menezes. Balaclavas e adereços: Felipe Cruz. Figurinos: Ailton Barros. Audiovisual: Givva. Desenho de Luz: Hart Bergman e Felipe Tchaça. Trilha sonora original: Camila Couto. Fotos: Jonatas Marques. Produção: Andreia Marques e grupo XIX de Teatro. 80 minutos. Classificação: 16 anos.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.