Coletivo Bixa Pare


Performances e sarau estão agendados para esta ocupação do grupo em espaço na Zona Leste.

Formado pelos artistas Diego Castro, Fabio Castro e Luan Afonso, coletivo foi fundado no início de 2017

Confira a programação:

Performance 2017 445 #2
Quinta-feira, 28/06
Centenas de balões vermelhos carregam no interior papeis com os nomes das 445 vítimas fatais de intolerância a LGBT no Brasil no ano passado, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia.

Pensada como um memorial em homenagem a essas pessoas, os balões amarrados em hastes são cravados no chão pelos performers, que vestem figurino branco. Em seguida, todos os balões são estourados e os nomes ficam expostos ao público sobre o chão. "Ainda que a performance toda aconteça ali, uma instalação permanece, pois as bexigas estouradas e os nomes das pessoas ficam no local por dias", conta Luan, um dos integrantes do coletivo. Sobre a performance Bixa Freak Show Pensada para espaços alternativ

Performance Bixa Freak Show
Sexta-feira, 29/06
Pensada para espaços alternativos, performance é desdobramento da pesquisa central do grupo sobre o "corpo bixa" e suas implicações em uma sociedade patriarcal e hegemônica.

Uma drag queen convoca o público com as falas e trejeitos de uma apresentadora de freak show e, como quem conta uma banalidade, traça uma linha do tempo que questiona sistemas de opressão naturalizados ao longo da história.

As notícias tomam um teor cada vez mais denso e ações de muita violência são compartilhadas com a plateia. Além da drag queen, também estão em cena outros dois "bixas performers" com figurinos coloridos.

"O nome 'freak show' foi pensando justamente no efeito dessa estética para o patriarcado, que lê nossos corpos e atuações como aberrações", diz Luan.

"A performance começa como algo corriqueiro e depois se projeta num grande show festivo”, completa. O trabalho é finalizado com as bixas performers empunhando com os braços para cima bastões coloridos de fumaça.

Sarau Bixaria Literária #2 - Edição especial Drag Queens 
Sábado, 30/06
A segunda edição do Sarau Bixaria Literária foi pensada para estimular novas drag queens a mostrarem seus trabalhos ou para pessoas experimentarem se montar pela primeira vez. O sarau festeja essa arte e conta com participação das drags Tchaka, a Rainha das Festas, Mustasha, Dandara Bombom, Treva, Tina e muitas outras. A mestre de cerimônias do evento é Melissa Babau, drag queen criada por Luan Afonso, que integra o Coletivo Bixa Pare.

Além das performances, que incluem danças, lip syncs (dublagem de músicas), desfiles e declamações, o evento também terá camarim aberto com adereços, acessórios e dicas para os interessados. "Não há uma lógica de campeonatos, então queremos abrir esse espaço para experimentação", diz Luan. Para os integrantes do coletivo, o cenário drag ocupa um lugar de resistência estética e política em que as discussões, antes voltadas para nichos, estão cada vez mais alcançando grandes públicos.

Fotos: Felipe Menehgim e Gerson Oliveira.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.