Icônico documentário que mostra a cena nova-iorquina LGBT dos anos 1980 é dublado ao vivo por performers, invertendo a tradição de dublagens naqueles bailes.
Aos poucos, a fala deixa de ser uma reprodução do áudio do filme para tornar-se, também, uma denúncia pessoal. A que sistemas de opressão as protagonistas do documentário eram submetidas e a quais ainda são até hoje?
Os depoimentos dos próprios performers vão tomando a cena até que, ao fim do filme, a cena se transforme em um "ball", colocando o palco em chamas: não apenas pela força da dança, das disputas, do verbo e da música, mas também pelo discurso urgente, inflamado e inflamável – prestes a explodir.
Direção do filme: Jennie Livingston. Direção do experimento cênico: Leonardo Moreira. Assistência de direção: Aura Cunha e Thiago Amaral. Edição de som: Confraria de Sons & Charutos. Operação de som: Miguel Caldas. Iluminação: Marisa Bentivegna. Coordenação de vídeo: Laerte Késsimos. Produção: Lara Lima | Lira Cinematográfica. Com: Aretha Sadick, Danna Lisboa, Flavio Sales, Mackaylla Maria, Magô Tonhon, Marcio Telles, Marina Matheus, Renata Carvalho, Thiago Amaral e Ueriques Samuel.
Fotos: Lígia Jardim.