A Prefeitura de São Paulo inaugurou, na quinta-feira 27, a quarta Unidade Móvel de Cidadania LGBT, que ficará em pontos e ruas da Zona Norte da cidade.
No início de suas atividades, a unidade esteve na Fábrica de Cultura, na Vila Nova Cachoeirinhas, de 13h às 16h. A van percorrerá a região de quarta a domingo, de 18h às 23h.
Pelo serviço, o usuário por tem teste rápido de HIV/Aids por fluido oral, atendimento a vítimas de violência motivada por discriminação de identidade de gênero e orientação sexual, encaminhamento para serviços de assessoria jurídica e psicológica, orientações sobre o Programa Transcidadania, encaminhamento aos Centros de Cidadania da cidade, além de atividades educativas e culturais.
Mais
>>> Luana Barbosa dos Reis dá nome a novo centro LGBT, na Zona Norte
Na primeira semana de funcionamento, a Unidade Móvel terá atividades no CEU Jaçanã, Escola Brigadeiro Gavião Peixoto e Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. As outras três unidades móveis percorrem as regiões Centro, Sul e Leste da capital.
No final de setembro, a prefeitura inaugurou o Centro de Cidadania LGBT Norte - Luana Barbosa dos Reis, na Parada Inglesa. O local conta com profissionais especializados para atender à comunidade LGBT da região.
Ali é oferecido atendimento psicológico e social, assessoria jurídica e acesso às políticas públicas da Prefeitura de São Paulo, além destes serviços são realizadas palestras, oficinas e debates abertos para toda a população e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e emprego.
Os centros de cidadania e as unidades móveis LGBT são conquistas da Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.