A Irlanda se tornou, neste sábado 23, o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por meio de voto popular.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ao todo, 62,1% da população votou a favor do tema e 37,9% votou contra e a participação foi recorde dentre os referendos no país.
O resultado já é considerado pela imprensa europeia como uma grande derrota para a Igreja Católica. A instituição fez campanha contra a união homossexual e a maioria da população é católica. Ou seja, poucos ouviram o que os padres e bispos disseram.
Leia também:
>>>Viena coloca semáforos gays para celebrar diversidade
Com exceção de um, o casamento gay ganhou em todos os outros 42 círculos eleitorais parlamentares. A esperada divisão entre centros urbanos e o interior que votariam respectivamente sim e não para o tema não se concretizou. Até uma região historicamente tradicional, Donegal South West, que votou contra o divórcio e o aborto no passado, também escolheu o lado arco-íris.
As comemorações pelas redes sociais se multiplicam. "Estou tão orgulhoso de ser irlandês hoje", disse o ministro irlandês da Igualdade, Aodhan Ó Ríordáin.
A vizinha Irlanda do Norte agora é o único país do norte europeu que não legalizou a união homo. A proposta sobre o tema foi rejeitada pelo Parlamento do país pela quarta vez no mês passado.