Em coletiva de imprensa da 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na terça 24, o prefeito Fernando Haddad (PT) assinou decreto que inclui o ato arco-íris no calendário oficial de eventos da cidade.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Sobre a iniciativa, o mandatário se surpreendeu por não ter sido feita antes. "Eu não sabia que a parada não estava no calendário da cidade. Soube recentemente. Estranhei não ter havido tal oficialização. A parada merece. Reúne tantas pessoas e é tão importantes. E estamos na 20ª edição!"
A determinação de datas comemorativas geralmente é feita pela Câmara Municipal de São Paulo, entretanto Haddad revelou que não houve interesse. "Procuramos alguém na câmara para apresentar o projeto. Ninguém aceitou. Fizemos nós mesmos."
Mais
>>> 20ª Parada do Orgulho LGBT de SP: veja ordem dos 17 trios
Com a medida, a parada junta-se a datas importantes paulistanas, tais como a festa da Mãe de Nossa Senhora de Achiropita, Semana da Cultura Nordestina e Fundação da Cidade de São Paulo.
Dentre os efeitos da medida, Haddad prevê investimentos para o avanço do turismo gay pela agência municipal do setor. "Reconheço o potencial do turismo LGBT e também que não atuamos como seria o ideal. Com esse decreto, com o evento oficializado, a SPTuris poderá agir ainda mais nesse sentido."