Conhecido por falar de limpeza anal, fetiches na cama e outras particularidades de sua vida sexual, o youtuber Felipe Mastrandéa declarou ser soropositivo para o vírus HIV em seu mais recente vídeo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Felipe revela que descobriu sua condição em 2013 e que a declaração agora é para ajudar as pessoas que souberam recentemente de soropositividade a lidar melhor com isso.
Mais
>>> 5 dicas para você que for fazer teste de HIV comprado em farmácia
>>> Nenhum gay com HIV indetectável infectou parceiro, diz estudo feito no Brasil
"Você não tem necessidade de ter vergonha disso", diz. "Parece problemática agora, mas não é, você vai superar. Não é um bicho de sete cabeças e com muito amor você vai conseguir se aceitar."
O youtuber também incentiva seus fãs a fazer o teste para saber de suas condições e poderem se tratar. "Procurem um postinho de saúde perto da sua casa para fazer um teste rápido", indica (apesar de essa não ser a recomendação do Ministério da Saúde, que recomenda ida a centros de testagem).
O Brasil tem uma das melhores políticas de saúde para HIV no mundo. Medicamentos que tratam o vírus são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao tomar a medicação diariamente, a carga viral da pessoa fica indetectável e ela não tem mais chances de transmitir o vírus, indica estudos recentes.