As coisas não estão fáceis para o Rio de Janeiro. A crise que abate o Estado parece resvalar novamente na cidadania arco-íris.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT da cidade do Rio não será realizada este ano. Segundo a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, a marcha passará por uma reformulação.
O evento voltará em 2018 e seus organizadores passarão a ser escolhidos por licitação. Os editais serão lançados ainda este ano.
À coluna, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual disse que o novo processo é uma forma de "democratizar a organização da parada".
A parada do Rio é a mais antiga do País e era organizada pelo Grupo Arco-Íris. Nos últimos anos, a marcha tem tido sérios problemas financeiros. Em 2014, foi adiada de outubro para novembro apenas um mês antes, o que a fez receber críticas de turistas que já estavam com passagens e hotéis reservados.
Em 2016, em setembro o evento ainda não tinha R$ 2 milhões necessários para o desfile e quase foi cancelado. No fim do ano, os organizadores conseguiram patrocínio - não revelada a fonte - e a parada foi realizada apenas três semanas antes do ano acabar.