A Finlândia quer ir vestida com muito couro e mamilos para fora ao Oscar 2018. O país escolheu Tom of Finlandpara ser seu representante ao prêmio de filme estrangeiro.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O longa, dirigido por Dome Karukoski, conta a história do desenhista Touko Laaksanon, que ficou conhecido como Tom of Finland em meados do século passado.
O artista criou homens exageradamente malhados com corpos à mostra e altas doses de situações fetichistas envolvendo cowboys, couro e fist fucking, e é considerado um dos reis do homoerotismo no mundo.
O comitê de seleção finlandês disse que o filme é um "belo retrato de um dos finlandeses mais famosos internacionalmente" e uma "reconstuição de época maravilhosa".
A disputa não é fácil. No ano passado, 89 países inscreveram filmes. Em dezembro, a academia que controla o Oscar divulga nove filmes pré-selecionados. Em janeiro, são anunciados os cinco concorrentes. Em 2017, o vencedor foi o iraniano O Apartamento.
Tom of Finland já estreou em vários países europeus e será lançado nos Estados Unidos em outubro. Não há previsão para o Brasil.