Doria condena exposição 'Queermuseu': 'Respeitem a família'

Para prefeito, a arte, mesmo que de natureza ampla, deve obedecer limite

Publicado em 01/10/2017
João Doria critica exposição Queermuseu de Porto Alegre e performance no MAM
Prefeito João Doria criticou exposição de Porto Alegre e performance no MAM-SP

Em vídeo publicado em seu perfil no Facebook, o prefeito João Doria (PSDB) condenou a mostra Queermuseu, de Porto Alegre, e a performance do artista Wagner Schwartz no Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Para Doria, as duas ações "afrontam o direito, a liberdade e, obviamente, a responsabilidade". Ele diz que "tudo tem limite" mesmo se considerado que a arte é uma manifestação muito ampla.

A respeito da Queermuseu, o prefeito não aprofunda as críticas. "No caso aqui de São Paulo, por exemplo, não pode, em nome da liberdade, permitir que uma cena libidinosa que estimula uma relação artificial condenada e absolutamente imprópria seja colocada em público. 

Doria diz que gosta da arte, mas que tudo "deve obedecer limite" e pede que os que promovem a arte no Brasil respeitem "a família, as religiões e a liberdade alheia".

 

 

A Queermuseu: Cartografias da diferença da arte brasileira é uma mostra que esteve em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, aberta em 14 de agosto e que deveria ficar em cartaz até 8 de outubro. Após protestos e ameaças de boicote contra o Santander por internautas e grupos articulados, como o Movimento Brasil Livre (MBL), a exposição foi encerrada em 10 de setembro. Com obras que abordam a sexualidade, a mostra foi acusada de promover a blasfêmia a símbolos religiosos e fazer apologia à zoofilia e pedofilia.

Já a performance La Bête, de Schwartz, mostrava uma menina de cinco anos tocando os pés do artista, nu, deitado sobre o chão. Ela foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, na terça-feira 26, e tratava-se de uma releitura da obra Bicho, de Lygia Clark.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.